Um redemoinho de poeira se formou em uma plantação de soja, às margens da PR-180, em Cascavel, no oeste do Paraná. O fenômeno natural ocorreu no domingo (8) e foi registrado por um motorista de trator, que trabalhava no local.

Fábio Aluísio Sarolli estava dirigindo quando avistou o redemoinho e conseguiu filmar a cena. De acordo com a Somar Meteorologia, o fenômeno natural se parece com tornado e acontece quando o solo aquece rapidamente. 

O redemoinho ocorre em locais com temperatura elevada e solo muito quente, que faz com que o ar suba rapidamente, conforme os meteorologistas.

Segundo a Somar ainda, por conta da formação de um pequeno centro de baixa pressão, o ar sobe na atmosfera em espiral e carrega vários materiais, como poeira, terra e areia.

Fenômeno natural

Conforme os meteorologistas, o redemoinho costuma acontecer em locais quentes, com muito sol e plano e, principalmente, no verão e na primavera. Eles podem alcançar alguns centímetros ou até vários metros de altura.

Para a Somar, o redomoinho registrado na fazenda de Cascavel foi pequeno. Mas há registro de alguns grandes, que podem destruir vegetações e até casas. Entretanto, não chegam ao poder de destruição de tornados.

Foto: Fábio Aluísio Sarolli

Fonte: G1 Paraná.

Deixe uma resposta