Na última sexta-feira 13 de setembro, o Deputado Federal Sérgio Souza esteve reunido com lideranças de Santa Helena, em busca de soluções para várias questões que estão preocupando a população, especialmente os agricultores.

Uma das questões que mais preocupa o meio rural é a demarcação das terras indígenas que há mais de um ano vem se arrastando de reunião em reunião entre lideranças do setor, Câmara, Prefeitura sem que ainda uma solução concreta, gerando insegurança, não somente para os agricultores, mas também para o comércio, indústria e profissionais liberais da cidade.

Como as áreas rurais são compostas por pequenos agricultores e que estão investindo nos últimos anos na avicultura, suinocultura e gado leiteiro, inclusive, com grandes subsídios por parte do Município, a insegurança quanto ao futuro dessas atividades, no caso da efetiva demarcação, gera grande angústia e desmotivação.

Questionado sobre esse fato da demarcação, o Deputado Federal Sérgio Souza, sugeriu, inicialmente, juntamente com representantes dos agricultores e o Legislativo Municipal, que agendem uma reunião com a FUNAI- Fundação Nacional do Índio, para que se busquem uma posição mais clara sobre a demarcação a fim de resolver o impasse.

Todavia, as dúvidas e insegurança continua, especialmente, em decorrência do alagamento de inúmeras áreas e suas indenizações pela ITAIPU, que na época, não teria levado em consideração a posse de alguma comunidades indígenas. Assim, a polêmica está longe de uma solução definitiva.

Deixe uma resposta