No dia de ontem, 07 de novembro, o 9º Batalhão de Corpo de Bombeiros de Santa Helena desenvolveu atividades de treinamento ao SAMU.

De início, reuniram-se no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena – ACISA, Agentes da Defesa Civil, Policiais Militares de Santa Helena e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, onde instruções e comandos de salvamento e novos métodos de maior eficácia foram teoricamente apresentados.

Um ponto muito importante abordado, foi a utilização da unidade móvel aérea, o helicóptero utilizado nos salvamentos, e o quanto torna ágil aos socorristas o atendimento às vítimas em situações de urgência e emergência.

Em relato, o médico que atende as ocorrências na unidade aérea diz que: “não hesitem em acionar a unidade aérea, pois até que a equipe de socorro terrestre chegue ao local do fato e faça o reconhecimento do local e posteriormente acione a equipe aérea a(s) vítima(s) poderão não aguentar a gravidade dos ferimentos, em caso do fato não ser de apoio aéreo que somente a equipe terrestre prestaria o devido socorro, seria de maior relevância o cancelamento do apoio o que seria mais fácil, pois a vítima deve ser a última lesada neste momento”.

Após as instruções teóricas, todos se deslocaram ate o 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros, para que realizassem a parte pratica do treinamento.

Com todos devidamente trajados e com EPI´S (Equipamento de Proteção Individual), deram início ao treinamento.

Primeiramente, foram apresentados os equipamentos utilizados em situações de salvamentos e suas finalidades, e então posteriormente foram simuladas situações de acidentes com vitimas presas entre as ferragens e como proceder utilizando as devidas ferramentas.

O Tenente Batista, responsável pelo 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Santa Helena, destaca que esses treinamentos são de grande valia, para que todos estejam aptos a qualquer tipo de situação que venha a ocorrer, considerando ainda que na maioria das vezes o trabalho é executado em conjunto, sendo então de extrema importância a harmonia entre as equipes e o treinamento em conjunto para que todos estejam aptos aos procedimentos que precisem ser adotados.

O treinamento continua no dia de hoje sexta-feria 08, com a aplicação de atividades ainda práticas.

Confira a entrevista.

Deixe uma resposta